Dermatologia

A alimentação e a pele

Foto: Divulgação
Miguel Avila
É dermatologista, graduado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com residência em dermatologia na Santa Casa de Porto Alegre. É pós-graduado em Dermatocosmiatria na Faculdade de Medicina do ABC e membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia
contato@clinicamiguelavila.com.br 
A pele reflete muito do que nós comemos. O uso de cremes e outros tratamentos para cuidar da pele são limitados se não cuidarmos da alimentação, se não a nutrirmos também de dentro para fora.

Na Clínica Miguel Avila contamos com profissionais especialistas que garantem aos nossos clientes um atendimento mais completo. Em conversa com a Nutricionista Bárbara Paixão, membro da nossa equipe que tem especialização em Fitoterapia aplicada a Estética e Prática Esportiva, ela me explicou que se não disponibilizamos nutrientes para o nosso corpo, ele não consegue ficar belo.

Nas palavras dela: “Imagine uma planta que é regada todos os dias e podada de tempos em tempos, mas que não recebe adubo, e nenhum outro cuidado adicional. Ela pode sobreviver, mas com certeza não vai ter a mesma vitalidade de uma planta que é adubada e nutrida”.

Assim como no exemplo da planta, hidratar-se é fundamental para manter a pele jovem e saudável. Além do convencional uso do filtro solar diariamente é preciso ter hábitos saudáveis, boas horas de sono e a prática de atividade física ajudam a fortalecer o corpo e torna-lo mais saudável.

Por fim, concluo com mais essas recomendações da nossa Nutricionista: “É preciso evitar alimentos ultra processados, eles são ricos em açucares e gorduras e nada de bom tem a oferecer. Opte sempre que possível pelos alimentos caseiros, sucos naturais e chás sem adição de açúcar. Os resultados de uma alimentação balanceada com certeza ficarão visíveis”.

 

Leia por assunto:

Comentários