21/01/10 10h02 21/01/10 10h02

Sesi de Gurupi oferece 30 vagas gratuitas para curso de prevenção de acidente

O Serviço Social da Indústria (Sesi) Gurupi, através da equipe de Saúde e Segurança no Trabalho, irá realizar gratuitamente no período de 28 e 29 de janeiro e 1 a 3 de fevereiro o curso de Comissão Interna de Prevenção de Acidades (Cipa), para trabalhadores da indústria, no Sesi Gurupi, onde serão oferecidas 30 vagas.

“O curso será realizado das 14 horas às 18 horas, e o objetivo é capacitar representantes de empresas sobre questões de Segurança e Saúde no Trabalho, preparando-os para estarem aptos a lidar com a prevenção e redução de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho”, explica João Roberto Branício, agente de mercado do Sesi Gurupi.

O curso para formação dos membros da Cipa é obrigatório sempre que se elege uma nova gestão, o que deve ser feito anualmente nas empresas. Com duração de 20 horas e temas determinados pela Lei n.º 6.514/77, regulamentada pela NR-5 do Ministério do Trabalho. “Através do curso, o membro da Cipa, recebe instruções sobre o que é e como se organiza a Cipa, como os participantes devem proceder dentro da empresa em que trabalham e aprendem noções de primeiros socorros, análise e investigação de acidentes de trabalho, doenças ocupacionais, entre outros”, observa Paulo Geovane Sirqueira da Silva, responsável pelo núcleo de saúde e segurança do Sesi Gurupi.

A previsão anual para o Sesi da região sul e sudeste do Tocantins, é ministrar curso para 60 membros de Cipa. A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes , é um grupo composto por representantes do empregador e dos empregados e tem como missão prevenir e reduzir os índices de acidente e doenças ocupacionais relacionadas ao trabalho. Mesmo as empresas que não precisam constituir uma Cipa devem designar um representante para que tenha conhecimento sobre a prevenção de acidentes. (Do Sesi)
Leia por assunto: