27/09/12 07h40 27/09/12 07h51

Seduc anuncia proposta de redução de carga horária para professores

Intenção do governo é que as atuais 32 aulas semanais de 50 minutos sejam reduzidas para 24 horas/aulas por semana
Da Redação

O secretário estadual da Educação, Danilo de Melo, anuncia nesta quinta-feira, 27, às 8 horas, a proposta de redução de carga horária para professores. O assunto será abordado durante reunião de trabalho no auditório do Palácio Araguaia, com a participação de servidores da Secretaria Estadual da Educação (Seduc) e os diretores Regionais de Ensino. Atividades do Plano Estadual do Livro e da Leitura, dos programas Pronatec e Tocantins Conectado também serão discutidos.

Conforme a Secretaria de Comunicação do Estado (Secom), a intenção do governo do Estado é que as atuais 32 aulas semanais de 50 minutos sejam reduzidas para 24 horas/aulas por semana. A proposta apresenta ainda uma ampliação no tempo destinado às atividades de planejamento. Se aprovada, os professores passarão a ter 40% da carga horária para planejar, sendo que 20% (8h) serão cumpridas na escola e a outra metade do tempo em atividade de livre docência.

Esta é mais uma ação do Governo visando à melhoria da educação pública no Tocantins. Dentre as ações que vem beneficiando alunos e professores está a mudança no Calendário Escolar. Em 2011, o ano letivo que antes iniciava em meados de janeiro e encerrava próximo ao Natal, passou a ter início em fevereiro e término na primeira quinzena de dezembro.

A redução da jornada de trabalho no ensino noturno tem contribuído significativamente para os avanços na educação pública tocantinense. A partir deste ano, o período noturno nas escolas da rede estadual passou a ser compreendido entre 19 horas e 22 horas, uma hora a menos na carga horária do educador sem prejuízo para os alunos.

Na Educação de Jovens e Adultos (EJA) além da mudança no horário, os estudantes frenquentam a escola quatro dias por semana e no quinto participam de atividades a distancia. Estas iniciativas apontam, inclusive, uma redução nos índices de abandono escolar noturno.
    
Leia por assunto: