10/01/13 09h55 11/01/13 09h42

Secad diz que necessidade de ampliar cadastro de reserva será revista após posses dos efetivos, mas que aprovados bastam para substituir temporários

Também afirma intenção do governo de fazer novos concursos este ano
Patrícia Saturno
Da Redação

A Secretaria da Administração do Tocantins (Secad), por meio de nota enviada ao CT no final da tarde dessa quarta-feira, 9, reafirmou a resposta dada à Defensoria Pública de que não vai atender à recomendação de alterar o edital do concurso do Quadro Geral. Segundo a pasta, não haveria, neste momento, “necessidade de ampliação da lista” do cadastro de reserva do certame.

“Apesar de não alterar, neste momento, o cadastro de reserva, ao final do processo de nomeações e posses dos candidatos efetivos, voltará a analisar a real necessidade de se aumentar o cadastro de reserva”, disse na nota.

No texto, a Secad rebate o argumento da Defensoria de que o número de vagas disponibilizadas no certame seria inferior à demanda de Estado, levando em conta o número de contratos temporários existentes na administração estadual. “O número total de 6.352 candidatos aprovados, incluindo cadastro de reserva, atende a demanda do Estado na substituição de servidores com contrato temporário”, afirma a Secad. Conforme a nota, existem outros 8 mil contratos, “incluindo os extintos nesta semana”, mas estes não seriam do Quadro Geral. “(...) atendem as demandas da Secretaria da Educação, além de auxiliares de serviços gerais. Estes cargos não foram contemplados no concurso do Quadro Geral”, enfatiza.

A Secretaria da Administração ainda confirma a terceirização dos serviços na área de limpeza, afirmando que, para este setor, “será aberta licitação para contratação de empresa especializada”.

Por fim, a pasta informou que o governo do Estado está estudando a possibilidade de abrir novas seleções para a área da Saúde e à Polícia Civil, ainda este ano.

Confira a íntegra da nota:

Quadro Geral - Cadastro de reserva

A respeito da recomendação do Núcleo de Ações Coletivas da Defensoria Pública do Tocantins, quanto ao aumento do cadastro de reserva do Concurso do Quadro Geral, a Secad – Secretaria da Administração informa que enviou, no dia 3 de janeiro, resposta informando entender que não há necessidade de ampliação da lista, neste momento.

O número total de 6.352 candidatos aprovados, incluindo cadastro de reserva, atende a demanda do Estado na substituição de servidores com contrato temporário. Os demais 8 mil contratos existentes (incluindo os extintos nesta semana) atendem as demandas da Secretaria da Educação, além de auxiliares de serviços gerais. Estes cargos não foram contemplados no concurso do Quadro Geral. E para os serviços na área de limpeza será aberta licitação para contratação de empresa especializada.

Apesar de não alterar, neste momento, o cadastro de reserva, ao final do processo de nomeações e posses dos candidatos efetivos, voltará a analisar a real necessidade de se aumentar o cadastro de reserva.

Concursos – Quanto a novos concursos, a Secad informa que o Governo do Estado estuda a possibilidade de abrir novas seleções, para a Saúde e a Polícia Civil, ainda este ano.