04/03/10 17h16 04/03/10 17h16

Cartão do Idoso garante viagens gratuitas a beneficiados por todo o Estado

Da Redação

Para garantir a passagem gratuita ou 50% de desconto nos transportes terrestres intermunicipais do Estado, os municípios  mobilizam os seus idosos acima de 60 anos e com renda mensal inferior a dois salários mínimos para aquisição do Cartão do Idoso.

Dona Maria José da Silva, 77 anos, é avó de nove crianças e bisavó de outras quatro e mora em Rio dos Bois há três anos, quando decidiu não mais acompanhar o circo no qual trabalhou por cerca de 60 anos. “Madame Chalies” como era conhecida teve a oportunidade como trapezista e como mágica de conhecer vários municípios brasileiros.
 
Agora de posse do seu cartão do idoso, ela irá visitar mais vezes os seus familiares que moram em Gurupi. “Vou ver minha filha e meus netos mais vezes e também pretendo ir logo à Juazeiro do Norte, no Ceará, minha terra natal”, explicou. Para viajar gratuitamente entre estados, os idosos devem ter a carteira nacional, que pode ser impressa nas secretarias municipais de Assistência Social.

A maioria dos idosos de baixa renda não teve a mesma oportunidade de Dona Maria José em conhecer várias cidades brasileiras, e agora, que já sabem dos seus direitos, ficam ansiosos para colocar em prática a tão sonhada viagem de visita aos familiares e amigos que moram em lugares distantes. O cartão do idoso, que está sendo entregue pelo Governo do Estado, por meio da Setas, em parceria com Agência Tocantinense de Regulação e prefeituras, garante a gratuidade do transporte a esses idosos.

Nos dias 02 e 03 foram entregues mais 135 cartões nos municípios de Lajeado, Tocantínia, Rio dos Bois, Tupirama e Pedro Afonso. Mais de 3.900 idosos de 54 municípios já receberam o seu cartão. Durante as entregas, a secretária Dolores Nunes informou que a intenção da Setas é de entregar até o final de abril mais dois mil cartões. “Os idosos tomaram consciência desse benefício e a demanda de entrega é muito grande. A Setas está fazendo o possível para agilizar a entrega dos cartões aos municípios”, explicou.

Os critérios e normas para a garantia de passagem gratuita para idosos no Estado do Tocantins estão previstos na Lei nº 2.001, de 17 de dezembro de 2008, que prevê advertência, às empresas que não cumprirem a lei, multa de 100 vezes o valor da passagem, chegando a mil vezes no caso de reincidência ou até a revogação unilateral da concessão, permissão ou autorização após processo administrativo com ampla defesa. Caso haja alguma denúncia de descumprimento da Lei os idosos podem ligar no 0800 646 2343. (Da da Secom)
Leia por assunto:
  • 1º) comentário por em 05/03/10 07h40
    É lamentável iniciar o dia vendo atitudes como esta. Tomara pelo menos que seja de arrobos de juventude que não justifica mas pelo menos explica. Pois uma atitude desta com certeza não vem de uma pessoa adulta. Somente um 'homem de gelo' trataria com tanto desrespeito uma história que se faz também pelo tempo.
    (Usuário identificado pelo IP: 201.41.101.66)