cdl novo

Araguaína recebe prêmio "Excelência em Educação" do Instituto Ayrton Senna

Município teve destaque na evasão zero na primeira fase do ensino fundamental e redução da distorção idade-série

GABRIELA ALVES GUALBERTO, DA REDAÇÃO 25 de Mar de 2015 - 13h41, atualizado às 16h07
Compartilhe
Da Redação

Araguaína foi o único município tocantinense a receber nessa terça-feira, 24, em São Paulo, o prêmio "Excelência em Educação" do Instituto Ayrton Senna. Onze cidades brasileiras que alcançaram metas e resultados importantes através dos programas desenvolvidos firmaram parceria com a instituição para inovar e compartilhar as boas práticas. Participaram da solenidade o prefeito Ronaldo Dimas (PR), o secretário da Educação, Jocirley de Oliveira, e a coordenadora dos Programas de Correção de Fluxo, Ana Alice Costa.

Foto: Marcela Pires/Ascom Araguaína

Autoridades municipais receberam prêmio "Excelência em Educação" nessa terça-feira, em São Paulo

“Estamos muito felizes e agradecidos. Esse reconhecimento é resultado de um trabalho intenso da equipe e de investimentos na área. Ao todo, no ano passado, investimos 40% do Orçamento Municipal nos profissionais da Educação e na estrutura das escolas, consequentemente, o retorno veio. Isso é só o começo. Ainda temos muito por fazer”, comemorou Dimas.

Em Araguaína, os indicadores positivos foram: evasão zero na primeira fase do ensino fundamental; evolução da porcentagem de alunos com aprendizado adequado em matemática, passando de 20% em 2007 para 37% em 2013; redução da taxa de distorção idade-série, de 14% em 2006 para 9% em 2013; e salto no Índice de Desenvolvimento da Educação (IDEB) de 4,3% em 2007 para 5,4% em 2013.

Também foi avaliada a execução de projetos pedagógicos voltados para a aprendizagem dos alunos com perfis para programas como: Gincanas Interativas, Olimpíada Estudantil (Língua Portuguesa, Matemática e Astronomia), Dia “D” da Leitura, Semana Educação Para a Vida, Recreio Dirigido, Educação Ambiental, Educação para o Trânsito e Jovem Empreendedor Primeiros Passos.

Referência
A presidente do Instituto Ayrton Senna, Viviane Senna, afirmou que é de responsabilidade de todos educar o aluno com competências e habilidades para a vida toda. “Temos que trabalhar a educação integral para que o aluno se prepare de forma plena para os desafios que encontrarão ao longo da vida. Ele precisa saber trabalhar em equipe, ser colaborativo, ter persistência e disciplina. E trazer a educação para o século XXI, pois é nesse que eles vão atuar. Conto com vocês para inovar e compartilhar esta prática”, pontuou.

O secretário da Educação de Gurupi, Jocirley de Oliveira, explicou que os indicadores foram fundamentais para a conquista do prêmio."Tivemos, por exemplo, a evasão zero na primeira fase do ensino fundamental e a redução da distorção idade-série. Com isso, agora são referência para todas as cidades do Brasil”, disse Oliveira.

Investimentos
A Prefeitura de Araguaína informou que investe mais de R$ 500 mil na educação municipal através de um convênio direto com o Instituto Ayrton Senna. Mais de 180 alunos são atendidos pelo Programa de Correção de Fluxo, alfabetizando crianças de todas as regiões do município. Ao todo, a gestão investe 40% do Orçamento Municipal na educação.

Instituto Ayrton Senna
É uma organização sem fins lucrativos que atua há mais de 20 anos na educação pública e trabalha para ampliar as oportunidades de crianças e jovens. A missão é levar educação de qualidade para as redes públicas de ensino no Brasil, por meio de políticas e práticas flexíveis que se adaptam a diversos contextos e efetivamente impactam a aprendizagem dos estudantes.

Comentários

Redação: Palmas, Tocantins, Brasil, +55 (63) 9 9219.5340, +55 (63) 9 9216.9026, [email protected]
2005 - 2017 © Cleber Toledo • Política com credibilidade
ArtemSite Agência Digital