12/06/12 15h34 12/06/12 17h55

Senai Tocantins divulga 160 vagas de cursos gratuitos do Pronatec

Aulas se iniciam no dia 13 agosto e vão até o dia 27 de novembro
Da Redação

Diretores, coordenadores e representantes de escolas da rede pública estadual em Palmas participaram na manhã dessa segunda, 11, de uma reunião de alinhamento para divulgação das vagas dos cursos de habilitação técnica que serão oferecidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), gratuitamente, por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - Pronatec. As aulas iniciam no dia 13 agosto e vão até o dia 27 de novembro. As informações são da assessoria de imprensa do Senai.

Em Palmas, serão oferecidas 160 vagas divididas entre os cursos de Técnico em Segurança do Trabalho e Técnico em Redes de Computadores para os alunos de 9 escolas, sendo elas: Centro de Ensino Médio - CEM Castro Alves, CEM de Taquaralto, CEM Tiradentes, CEM Santa Rita de Cássia, Colégio Estadual Criança Esperança, Colégio Estadual Dom Alano Marie Du Noday, Escola Estadual Liberdade, Escola Estadual Madre Belém e Colégio Estadual Darcy Chaves Cardeal dos Santos.

Para atender o maior público possível, a Secretaria Estadual de Educação (Seduc), parceira do Senai e do Governo Federal na execução do programa, explicou que após a seleção dos 160 alunos, utilizando de critérios como o desempenho escolar, será feita uma lista de suplência.

Em relação à escolha das unidades escolares participantes, a diretora de Educação Profissional da Seduc , Sandra Lima, detalhou que foram priorizadas escolas que ainda não ofereciam cursos técnicos e que, embora ainda não tenha contemplado todas elas, há a possibilidade de ampliação dos cursos e vagas oferecidos. As pré-matrículas ficam disponíveis a partir dessa terça, 12 de junho, nas escolas. A partir do dia 25 de junho, a confirmação das matrículas será feita na unidade do Senai em Palmas, local em que os cursos serão realizados.

A coordenadora do Pronatec e gerente do Senai, Dini Bezerra, explicou que o foco desta reunião é reforçar o alinhamento com relação ao que é o Pronatec e como divulgar os cursos técnicos que serão iniciados a partir de agosto.
“Sensibilizamos primeiramente a gestão e depois vamos para as escolas para fazer a divulgação para o aluno”, disse. Em sua apresentação, a gerente da unidade Senai de Palmas, Mychelly Soares, complementou que serão oferecidas 12 vagas por escola para o curso Técnico de Segurança do Trabalho e 4 para o curso Técnico em Redes de Computadores.

O Serviço Social da Indústria do Tocantins (Sesi) também participa do Programa realizando o acompanhamento pedagógico (reforço escolar) dos alunos destes cursos em disciplinas como Matemática e Português. A diretora regional do Senai, Raimunda Tavares, participou do evento que reuniu ainda professores, gerentes e colaboradores do Sesi, Senai e Seduc.

Pronatec
O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) tem como objetivo expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos técnicos e profissionais de nível médio e cursos de formação inicial e continuada para trabalhadores.

A medida intensifica o programa de expansão de escolas técnicas em todo o País oferecendo cursos gratuitamente por meio de parceiros-executores, como o Senai. Nesta etapa do Programa no Tocantins, são oferecidas mais de 400 vagas, sendo 180 em Araguaína, 80 em Gurupi e 160 em Palmas.

Leia por assunto: