04/03/08 06h19 04/03/08 06h19

Obra com 36 poemas retrata Tocantins

Júnio Batista
É professor
E-mail: juniobatista@bol.com.br

Obra literária sobre o Tocantins
A obra Paraíso - Uma poesia para o Tocantins, de Samuel Martins, lançado no dia 28 de fevereiro no  hall da Câmara Municipal de Palmas, composto por 36 poemas que retratam o Estado do Tocantins, em especial de  Palmas. Samuel Martins é natural de Seabra (BA),  viveu sua infância em  Pindorama do Tocantins, onde  estudou no Grupo Escolar Eurico Gaspar Dutra, posteriormente foi  residir em São Paulo (SP) e Goiânia (GO), retornando ao Tocantins, após a criação do Estado.

Dentro da Escola
A onda de violência que toma de conta das ruas, aos poucos vai ganhando o espaço da escola.  Exemplo foi  o que aconteceu recentemente em Ribeirão Preto (SP), quanto um aluno de 14 anos espancou uma professora. Motivo, ela reclamou porque o aluno estava atrapalhando a aula.

Concurso
A secretaria da Educação e Cultura junto com a Secretaria da Cidadania e Justiça, lançou no dia 28 de fevereiro  o 2º Concurso de Redação do Procon, com o tema “Consumo e Meio-Ambiente, uma Parceria Sustentável”.

Olimpíadas das letras
Foi dada a largada para as Olimpíadas de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. A Olimpíada é uma ação conjunta do MEC e da Fundação ItaúSocial e tem como objetivo promover um reforço nos estudos de Língua Portuguesa de estudantes brasileiros, por meio da aplicação de seqüências didáticas para o ensino de gêneros textuais. Além da inteligente e saudável disputa, o evento envolverá atividades culturais, de formação de professores, viagens e prêmios. Para que alunos e professores possam concorrer, é indispensável que a rede de ensino da escola faça sua adesão, através de um termo.  As inscrições vão até  14 de abril, e o tema deste ano é "O lugar onde vivo".  Maiores informações: www.escrevendoofuturo.org.br

IV Salão do Livro
A Secretaria de Educação já deu o ponta pé inicial para os preparativos para o IV salão do livro, este ano acontecerá entre 8 a 16 de maio. Em breve produziremos uma coluna especialmente sobre essa temática.

MEC oferta 147 cursos de educação profissional a distância
A partir de março, jovens de todo o Brasil contarão com a oferta gratuita de 50 mil vagas em cursos técnicos de nível médio, a distância. Serão oferecidos 147 cursos de educação profissional nas mais diversas áreas, dentre as quais informática, enfermagem, metalurgia, gestão do meio ambiente, agropecuária e turismo.

Foram pré-selecionados 288 municípios, que serão submetidos a avaliação in loco a partir de 3 de março. O resultado da avaliação indicará as escolas que iniciarão as atividades este ano. O Ministério da Educação vai escolher 250 estabelecimentos de ensino.
A iniciativa marca o surgimento do Sistema Escola Técnica Aberta do Brasil (e-Tec Brasil), programa que tem como prioridade expandir e democratizar a oferta de cursos técnicos de nível médio, especialmente na periferia das áreas metropolitanas. Parte do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), o programa vai investir, este ano, mais de R$ 75 milhões em cursos de educação profissional na modalidade a distância.

Os cursos, inteiramente gratuitos, têm duração média de um a dois anos e contam com tutoria presencial e a distância oferecida em pólos de apoio. O processo seletivo dos alunos é de responsabilidade das instituições. Ao MEC caberá financiar o material didático impresso e virtual, além de efetuar o pagamento de bolsas aos tutores. (informação da assessoria de comunicação)