20/09/12 15h36 21/09/12 19h39

Filme “O Palhaço” vai disputar indicação ao Oscar de melhor filme estrangeiro

"O Palhaço" disputava a vaga com outros 15 filmes brasileiros, entre eles “Xingu”, de Cao Hamburguer, “Heleno”, de José Henrique Fonseca e “Paraísos Artificiais”
Foto: Divulgação
Selton Mello dedicou a indicação ao ator Paulo José por tudo o que ele representa para o cinema brasileiro declarou o ator ao UOL

Lorena Dias
Da Redação

O filme O Palhaço, dirigido por Selton Mello, será o representante brasileiro na disputa a uma vaga para concorrer ao prêmio de melhor filme estrangeiro do Oscar 2013. Segundo informações da Agência Brasil, a escolha foi feita nesta quinta-feira, 20, por uma comissão especial que se reuniu na sede do Ministério da Cultura, na capital fluminense.

Ainda segundo informações a decisão, consensual, dos seis membros presentes da comissão considerou critérios artísticos e da capacidade de distribuição e promoção do filme no exterior.

"O Palhaço" disputava a vaga com outros 15 filmes brasileiros, entre eles “Xingu”, de Cao Hamburguer, “Billi Pig”, de José Eduardo Belmonte, “Heleno”, de José Henrique Fonseca e “Paraísos Artificiais”, de Marcos Prado.

De acordo o UOL, o ator e diretor do filme “O Palhaço”, Selton Mello, dedicou a indicação ao ator Paulo José por tudo o que ele representa para o cinema brasileiro declarou o ator ao UOL.

Todos estão muito contente do nosso país está concorrendo a um prêmio no maior evento da área cinematográfica mundial, por volta das 13 horas de hoje a nova ministra da Cultura, Marta Suplicy, parabenizou o ator no Twitter pela indicação. "Parabéns Selton Mello pela escolha de 'O Palhaço' para representar o Brasil no Oscar 2013", declarou.

Premiado no Festival de Paulínia – com os troféus de melhor diretor, roteiro, figurino e ator coadjuvante (Moacyr Franco) - o filme que conta a história de dois palhaços, pai (Paulo José) e filho (Selton) também representou o Brasil no Festival de Chicago e recebeu 13 indicações ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro que acontece no dia 15 de outubro.

Segundo o UOL, em 2011, a comissão levou poucos minutos para decidir sobre o indicado. "'Tropa de Elite 2' foi visto por 12 milhões de pessoas, o filme mais visto na história do país. Não tinha como justificar outra escolha", comparou Carlos Eduardo Rodrigues.
Leia por assunto:
  • 1º) comentário por em 21/09/12 10h30
    nosso cinema melhorou e muito desde central do brasil, ele nunca mais foi o mesmo....
    (Usuário identificado pelo IP: 177.0.17.194)