Tonolucro
Cleber Toledo
Blog CT
Cleber Toledo é jornalista desde 1992, com passagens por jornais em Paraná, São Paulo e Tocantins. Fundador do Portal CT.

Amastha se ajusta à disputa pelo Palácio

CLEBER TOLEDO, DA REDAÇÃO 14 de Nov de 2017 - 10h17, atualizado às 11h53
Compartilhe
Foto: Regiane Rocha/Secom Palmas
Cintha Ribeiro e Carlos Amastha: prefeito prepara a transição para disputar o governo do Tocantins em 2018
A informação de que o prefeito de Palmas, Carlos Amastha (PSB), está integrando o Podemos/PTN ao rol de partidos que o apoiam mostra que ele se movimenta em direção a 2018. É importante este movimento, considerando que um dos pontos fracos de sua pré-candidatura é o pouco tempo que dispõe de TV e rádio. Assim, todo segundo a mais para falar com a população no período eleitoral é bem-vindo.

Aliados do prefeito revelam que estão mais confiantes na vontade dele de disputar o Palácio Araguaia no ano que vem. Admitem que já houve momentos em que duvidaram de que essa realmente era a intenção de Amastha, mas agora o pessebista tem mostrado uma disposição enorme de viajar o Estado para ganhar capilaridade.

Inclusive, avaliam, a consolidação da candidatura vai depender do resultado dessas andanças de Amastha. O prefeito entende que elas precisam resultar em ganho de musculatura política para lhe dar segurança para a renúncia necessária de abril.

Em outra frente, Amastha prepara a vice Cinthia Ribeiro (PSDB), hoje prefeita em exercício, para a transição. Cinthia está participando mais de perto da elaboração do Orçamento de Palmas de 2018 e, para janeiro, o pessebista promete uma reforma administrativa mais profunda para que o governo tenha mais a cara da futura titular do Paço.

A preocupação de Amastha é mais do que correta por vários motivos. Primeiro porque está em jogo uma gestão bem-sucedida, que ele implantou nos últimos cinco anos a muito custo. Depois, o desempenho de Cinthia vai interferir diretamente no desempenho em sua possível candidatura a governador. Afinal, o primeiro questionamento que o eleitor da Capital, o maior colégio eleitoral do Estado, fará é justamente este: o governo municipal aprovado e reeleito de Amastha se manterá no mesmo nível sob o comando da vice, ou perderá qualidade?

Para não decepcionar o eleitor, não perder todo um trabalho grandioso desenvolvido nos últimos anos e não prejudicar sua campanha pela principal cadeira do Palácio Araguaia, Amastha precisa dar uma resposta segura à população.

Se por um lado lhe falta experiência na administração pública, Cinthia tem se revelado uma habilidosa política, que entende toda a diferença que faz uma equipe administrativa competente à sua volta. Por isso, o prefeito não lhe tem poupado elogios e afirma para todos que a vice se revelou a grande boa surpresa de seu governo. O pessebista demonstra muita segurança na tucana, e esse é um dos fatores, conforme aliados, que mais têm contribuído para Amastha encher-se de ânimo quando pensa nas eleições de 2018.

CT, Palmas, 14 de novembro de 2017.

Comentários

Redação: Palmas, Tocantins, Brasil, +55 (63) 9 9219.5340, +55 (63) 9 9216.9026, [email protected]
2005 - 2017 © Cleber Toledo • Política com credibilidade
ArtemSite Agência Digital