cdl novo

Associação de Moradores realiza 3ª Cavalgada do Povoado Palminha

Comitivas sairão da Fazenda Vale do Rio Preto a partir das 9 horas do dia 19

DA REDAÇÃO 10 de Aug de 2017 - 17h23, atualizado às 11h14
Compartilhe
Foto: Ascom
Destino das comitivas é a Fazenda Marcelina, onde os participantes serão recebidos com almoço e um baile dançante

O Povoado Santa Clara, conhecido como Vila Palminha, comunidade rural localizada a 28 quilômetros de Aparecida do Rio Negro, se prepara para mais uma edição de um evento que vem, nos últimos anos, movimentando os moradores da região: uma cavalgada seguida de festa.

Realizado pela Associação de Moradores da Palminha, o evento, que chega a sua 3ª edição em 2017, acontece no dia 19, a partir das 9 horas. Na ocasião, as comitivas sairão da Fazenda Vale do Rio Preto em direção ao povoado e, na sequência, seguirão por dois quilômetros até a Fazenda Marcelina, onde os participantes serão recebidos com almoço e um baile dançante.

A Vila Palminha faz parte do município de Tocantínia, mas está mais próxima, territorialmente, de Aparecida do Rio Negro. O distanciamento da estrutura administrativa do município sede (60 Km) provoca dificuldade no atendimento das demandas mais básicas da população. Por meio da Associação de Moradores, criada em março de 2015, que reúne os membros do povoado e proprietários de terras nos arreadores, a comunidade tem se empenhado para buscar a melhoria de suas condições de vida.

Uma das primeiras conquistas da entidade se deu no ano de sua criação, quando viabilizou junto aos órgãos públicos a perfuração de um poço artesiano para suprir a demanda por água encanada no povoado. Até aquele momento, o abastecimento se dava via caminhão-pipa. Desde a criação da associação, a Vila Palminha tem ganhado espaço, inclusive do ponto de vista político, elegendo dois vereadores em Tocantínia.

Além de proporcionar visibilidade, a cavalgada surgiu com o propósito de valorizar a cultura local. De acordo com o presidente da Associação de Moradores, Wilmar Rodrigues Santiago, a cada edição o evento vem atraindo mais pessoas e a Vila tem se fortalecido em termos de auto-organização. “Em 2015, quando realizamos o evento pela primeira vez, reunimos pouco mais de 300 pessoas. No ano passado tivemos cerca de 800 participantes. Nossa intenção é atrair um público ainda maior este ano e a comunidade tem trabalhado para isso”, enfatizou. (Com informações da assessoria de imprensa)

Comentários

Redação: Palmas, Tocantins, Brasil, +55 (63) 9 9219.5340, +55 (63) 9 9216.9026, [email protected]
2005 - 2017 © Cleber Toledo • Política com credibilidade
ArtemSite Agência Digital