ct nov blue

Marcelo diz em Miracema que a palavra da hora é "convergência" e que o TO "não está parado"

Peemedebista ainda defendeu a reforma da Previdência e ressaltou que seu governo “não pensa só em si, mas no todo”

CLEBER TOLEDO, DA REDAÇÃO 07 de Dec de 2017 - 14h19, atualizado às 17h01
Compartilhe
Foto: Secom Tocantins/Divulgação
Presidente do TCE, conselheiro Manoel Pires dos Santos, Marcelo e o prefeito de Miracema, Moisés da Sercon, durante hasteamento das bandeiras na abertura da interiorização da Capital
Miracema foi transformada na sede do Poder do Tocantins nesta quinta-feira, 7, como determina a Constituição estadual, e, por isso, recebeu o governador Marcelo Miranda (PMDB) e a Assembleia, com sessão especial na Câmara da cidade. Marcelo fez dois pronunciamentos, um na abertura dos trabalhos e outro no Legislativo.

Os dois discursos do governador abordaram a história da cidade e a importância dela para o Estado, mas também houve recados. Na escola onde abriu o evento, ele afirmou por duas vezes que a palavra da hora é “convergência”. “O momento é de nos unirmos por um Tocantins e por um Brasil melhores, senão as coisas não vão acontecer”, pregou.

Marcelo defendeu, na escola e na sessão da AL na Câmara de Miracema, que “o Tocantins não está parado”. “Estamos percorrendo o Estado, inaugurando obras”, afirmou, numa referência à intensificação de sua agenda nas últimas semanas e que deve continuar em ritmo acelerado até abril, como o CT já tinha divulgado.

Ele ainda ressaltou que seu governo “não pensa só em si, mas no todo”. “E o todo é o Tocantins”, afirmou.

Com Temer
O governador contou que esteve nessa quarta-feira, 6, com o presidente Michel Temer. Marcelo ressaltou a retomada da economia brasileira e defendeu as reformas. “São necessárias”, garantiu, citando a reforma da Previdência, que o governo federal tenta votar este ano, mas também a tributária e política.

Virou rotina
Dos demais oradores quem fez a defesa do governo do Estado, de forma enfática, foi o deputado estadual Nilton Franco (PMDB). Ele afirmou que o governador não tem se preocupado com as críticas e que “anda de cabeça erguida”. “Todos sabem como ele [Marcelo Miranda] herdou o Tocantins do governo passado”, lembrou o parlamentar.

Segundo Franco, as inaugurações de obras no Estado “viraram rotina”. “O governo Marcelo Miranda apresenta avanços em todas as áreas”, garantiu, citando a saúde e a segurança pública.

Programação
O governador passará o dia despachando de Miracema do Tocantins e comandando ações disponibilizadas por diversos órgãos do governo. O município foi elevado à condição de Capital do Tocantins pela Constituição Estadual e pelo Regimento Interno da Assembleia Legislativa por ter sido a Capital Provisória do Estado durante um ano, no período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 1989. Entre as ações, que já estão ocorrendo desde o início da manhã, são oferecidos atendimentos nas áreas de saúde e cidadania.

Pela manhã, Marcelo Miranda entregou certificados do Cadastro Ambiental Rural (CAR) para proprietários do município de Miracema. Neste último mês, para realização do cadastro, o Governo do Estado tem intensificado o atendimento gratuito aos proprietários rurais de até 320 hectares.

De acordo com o último balanço, divulgado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), até o dia 30, já haviam sido realizados 50.265 cadastros, o que corresponde a 66,38% de áreas cadastradas.

Documentos
Durante todo o dia, serão emitidos Cadastros de Pessoas Físicas (CPFs), por meio de parceria da Secretaria de Estado da Cidadania e da Justiça (Seciju) e a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (Correios); a Secretaria de Estado da Segurança Pública, por meio do Instituto de Identificação – Superintendência da Polícia Científica, emitirá Carteira de Identidade; também serão emitidas Carteiras de Trabalho e Previdência Social (CTPS), por meio do Sistema Nacional de Emprego (Sine).

Os profissionais do Sine também estão orientando os trabalhadores sobre o acesso ao seguro-desemprego e efetuando intermediação da mão de obra, por meio da inscrição de trabalhadores no Sistema Mais Emprego.

Qualificação
Além disso, o Projeto Apoiando e Acreditando nas Famílias do Estado do Tocantins, da Secretaria de Estado do Trabalho e da Assistência Social (Setas), realiza oficinas de enfeites natalinos que incluem a confecção de anjinhos e guirlandas. O material será fornecido pela equipe.

Saúde
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) disponibilizou profissionais que estão realizando exames de ultrassonografia obstétrica; consultas ambulatoriais de cirurgia geral, com a solicitação de exames; atendimentos ortopédicos com agendamentos de cirurgias; e atendimentos de urgência e emergência.

A SES, em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Tocantins (CBMTO), por meio da Sala Estadual de Coordenação e Controle para o Enfrentamento da Dengue, Chikungunya e Zika, está com um estande da entomologia médica com demonstração do vetor em seus diferentes estágios visualizados com auxílio de microscópios.

Um grupo de bombeiros, capacitados em formação de brigadistas no combate ao mosquito Aedes aegypti, visitam a secretaria municipal e apresentam proposta dessa brigada. A ideia é indicar pessoas para serem capacitadas em fevereiro, já que Miracema será o primeiro município a receber esta atividade.

Juventude
Já a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) levou, para o município, as ações da Caravana da Juventude, com palestra sobre drogas e Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs). Também será apresentado o programa Identidade Jovem (ID Jovem), que possibilita acesso aos benefícios de meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos, além de vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual.

BEM
O Banco do Empreendedor (BEM) oferece oportunidade de regularização e também faz atendimentos aos microempreendedores interessados em contrair empréstimos. Os descontos nos juros e nas multas dos empréstimos atrasados chegarão a 90%.

O presidente da instituição, Acy de Carvalho Fontes, explica que a oportunidade oferecida segue a determinação do governador Marcelo Miranda de levar atendimento diferenciado, em reconhecimento à importância da cidade na construção da história do Estado. Empreendedores das cidades circunvizinhas poderão negociar os empréstimos em atraso com a mesma oportunidade.

Procon
Também o Procon Tocantins está na Capital Miracema prestando orientações à população quanto aos seus direitos e deveres no que tange a aquisição de bens e serviços e também distribuirá material educativo. (Com informações da Secom Tocantins)

Comentários

Redação: Palmas, Tocantins, Brasil, +55 (63) 9 9219.5340, +55 (63) 9 9216.9026, [email protected]
2005 - 2017 © Cleber Toledo • Política com credibilidade
ArtemSite Agência Digital