Tonolucro

Amastha tira férias para assumir FNP; Cinthia deve anunciar novo secretariado no fim de março e quer ampliar base do Paço

LUÍS GOMES, DA REDAÇÃO 08 de Jan de 2018 - 18h17, atualizado às 18h32
Compartilhe
Foto: Divulgação/Secom Palmas
Cinthia Ribeiro assume interinamente; Carlos Amastha tira férias para focar na FNP e em sua pré-campanha ao governo

Sem a autorização da Câmara de Palmas para se afastar do Paço e assumir a Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Carlos Amastha (PSB) improvisou. O pré-candidato ao Palácio Araguaia vai tirar 14 dias de férias a partir desta terça-feira, 9, repassando interinamente o comando para a vice-prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB). A expectativa era que a coletiva realizada na tarde desta segunda-feira, 8, fosse para anunciar mudanças na estrutura administrativa da Capital, mas a tucana preferiu aguardar uma data mais próxima da saída definitiva do titular para disputar a eleição.

Apesar de ter recebido o aval de Carlos Amastha para adiantar as mudanças no secretariado já como interina, Cinthia Ribeiro preferiu aguardar. “O nosso prefeito está saindo para mais uma licença, como tantas as outras que já tirou. Assumo como vice-prefeita, e ele continua no comando. Embora tenha estabelecido, franqueado para que essas mudanças administrativas possam ocorrer a partir deste momento, preferi que elas sejam feitas de forma maior, com a renúncia”, explicou a tucana, que também não descartou alterações pontuais e graduais.

Nas contas da ainda vice-prefeita, ao menos oito secretarias vão sofrer mudanças por causa das pretensões políticas dos titulares. Christian Zini (PSB), das Finanças; Júnior Coimbra (PSB), de Governo; Adir Gentil (PSB), da Casa Civil; são alguns dos nomes cotados para disputar algum cargo em 2018. Cinthia Ribeiro prevê que as mudança definitiva aconteça no fim de março.

Ampliação da base
Cinthia Ribeiro exaltou a administração de Carlos Amastha, mas fez questão de apontar diferenças. "Nós sabemos que cada gestor tem uma característica própria que vai imprimir a partir do momento que está à frente da gestão", disse a tucana, lembrando que ainda está como interina. A vice-prefeita reforçou ter perfil diferente do titular. “O prefeito tem uma característica mais de gestor, e eu trago uma característica um pouco mais política”, avaliou.

E é com este perfil mais político que Cinthia Ribeiro pretende ampliar o apoio ao Paço. A mudança na estrutura administrativa é ponto-chave nesta estratégia. “Pode ser que nessas composições tenhamos mais espaço para abrigar outras siglas para compor conosco junto a gestão”, disse a tucana, que não adiantou os partidos com quem conversa. “Ainda está sendo trabalhado, com muito cuidado, mas acredito que todos vão ficar felizes. Lembrando: o critério técnico é que vai fazer a diferença, não o político", acrescentou.

A tucana demonstrou confiança e disse que a expectativa é que a base da prefeitura aumente “consideravelmente” quando assumir definitivamente. “Assim espero. Até porque não devemos jamais pessoalizar as relações institucionais. Elas devem ser mantidas e, provavelmente, para um trabalho efetivo, ampliadas", completou Cinthia Ribeiro.

Pré-campanha
Carlos Amastha dá mais um passo no projeto para assumir o Palácio Araguaia. Sem a autorização da Câmara de Palmas, o prefeito vai tirar três férias de 14 dias, ao invés dos 40 dias de afastamento que pretendia. Conforme adiantado, o pessebista assume a Frente Nacional de Prefeitos (FNP) nesta quarta-feira, 10, e cumprirá agenda pela entidade no meio da semana, enquanto os dias de sexta a segunda-feira servirão para "fazer política" pelo interior do Tocantins.

“A Frente Nacional de Prefeitos (FNP) é um sonho. É a associação que reúne mais de 85% do PIB [Produto Interno Bruto] brasileiro, com todas as capitais e os maiores municípios. A gente já vinha atuando durante este tempo como vice-presidente. Agora me cabe a oportunidade de assumir a presidência, e quero fortalecer o que tenho lutado a vida inteira: fortalecimento do municipalismo e a discussão do novo pacto federativo”, comentou o prefeito.

Outros anúncios
Prevista para anunciar mudanças na estrutura administrativa, a coletiva da Prefeitura de Palmas serviu para a divulgação de uma série de ações, como: a abertura de um Resolve Palmas no Capim Dourado; um posto avançado da Fundação Cultural também no shopping para compras de ingressos e de produtos de artistas palmenses; a abertura do procedimento licitatório para pavimentação, drenagem, sinalização, calçadas e ciclovias em seis quadras do Taquari e na 408 e 508 Norte, a angariação de recursos com o governo federal e o fim do tramitê dos processos administrativos em papel com a instalação de sistema digital próprio.
 

Comentários

Redação: Palmas, Tocantins, Brasil, +55 (63) 9 9219.5340, +55 (63) 9 9216.9026, [email protected]
2005 - 2018 © Cleber Toledo • Política com credibilidade
ArtemSite Agência Digital